#Tópicos
#Últimos 10 Posts

Como funciona o modelo operacional da NF-e?

De maneira simplificada, a empresa emissora de NF-e gerará um arquivo eletrônico que deverá conter as informações fiscais da operação comercial e também ser assinado digitalmente pelo emitente para garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.

Este arquivo eletrônico, que corresponde a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), será então transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda do Estado em que estiver localizado o emitente, que fará uma pré-validação do arquivo e devolverá uma Autorização de Uso, sem a qual não poderá haver o trânsito da mercadoria.

Após a autorização do uso da NF-e, a Secretaria da Fazenda disponibilizará consulta, na Internet, para o destinatário e outros legítimos interessados que detenham a chave de acesso do documento eletrônico.

Este mesmo arquivo da NF-e será ainda transmitido, pela Secretaria de Fazenda do Estado do emitente, para a Receita Federal do Brasil, que será repositório de todas as NF-e emitidas (Ambiente Nacional) e, no caso de uma operação interestadual, para a Secretaria de Fazenda de destino da operação. Também será transmitida para a unidade federada de desembaraço aduaneiro, em se tratando de operação de importação de mercadoria ou bem do exterior, e para a Superintendência da Zona Franca de Manaus ? SUFRAMA, quando a NF-e tiver como destinatário pessoa localizada nas áreas incentivadas.

Para acompanhar o trânsito da mercadoria será impressa uma representação gráfica simplificada da Nota Fiscal Eletrônica, intitulado DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), em papel comum, e m única via, que trará impresso, em destaque, a chave de acesso para consulta da NF-e na Internet e um código de barras unidimensional que facilitará a captura e a confirmação de informações da NF-e pelos Postos Fiscais de Fronteira dos demais Estados.

Nas questões abaixo, foram relacionadas as principais dúvidas das principais etapas do processo de emissão de uma NF-e.

INSTALANDO 2 VERSÕES DO FIREBIRD NA MESMA MÁQUINA

Objetivo: Instalar 2 versões do firebird no mesmo sistema operacional, eu instalei no sistema operacional windows 7

Requisito: Conhecimento básico para instalação das versões do banco de dados.

Yae galera beleza, hoje eu vou passar para vocês como fazer essa proeza então, recentemente passei por este problema e deu um trabalho legal. Graças ao Hélio Oliveira consegui instalar a versão 1.5 e a 2.5 do firebird no meu windows.

Primeiramente instale 1 das versões na sua máquina, vai ser instalado normalmente. Quando você tentar instalar mais uma versão ele vai dar um erro alegando que o serviço já está funcionando, algo como: "Um servidor firebird anterior já se encontra em execução..". Você deverá entrar então no painel responsável pelos serviços e parar os 2 que estão rodando. Vá em Ferramentas Administrativas/Serviços e pare o serviço do firebird. Feito isto, execute novamente o processo de instalação da outra versão do Firebird. Concluída a instalação da nova versão, vamos agora instanciar o serviço e iniciar o mesmo, isto será feito manualmente através da aplicação de linha de comando instsvc que faz parte do pacote de instalação e encontra-se na pasta bin.

Vá na pasta onde está instalada a versão do firebird que você instalou por último, no meu caso foi a 2.5, o caminho da minha pasta aqui é C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_5, encontre o arquivo firebird.conf, botão direito do mouse e abrir com o bloco de notas, estando no arquivo encontre a seguinte linha:

#RemoteServicePort=3050 e faça as seguintes alterações:

– remova ( # ) da frente do nome e depois altere o número da porta 3050 para qualquer outro número de porta permitida(eu coloquei 3060). Salve as alterações feitas no documento e saia do editor de textos.

Pronto agora vamos iniciar o processo de criação da instância do serviço e a inicialização do mesmo. Faremos isto por linha de comando no prompt ok?

Abra um prompt de comando (Iniciar/Executar – cmd ou Iniciar/Programas/Promp de Comando). Na tela que se abre digite: cd\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_x_x*

Digite cd bin , digite instsvc i –s –a –g –n Firebird_2_5* (observe o parâmetro –n e logo em seguida o nome Firebird_2_5 – este será o nome do meu serviço para o FB 2.5), será mostrada duas linhas de mensagens informando-lhe que foram criados com sucesso as instâncias do Server e Guardian. Agora digite instsvc sta , será mostrada uma nova linha de mensagem lhe informado que o serviço foi iniciado com sucesso.

*x_x é a versão que vc está instalando, se for a 2.5 será 2_5, etc.